TCC

No Curso de Graduação em Engenharia Civil da UFAL o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é desenvolvido sob a orientação de um Professor-Orientador a partir do 8o. período, e visa a elaboração de uma monografia ou o desenvolvimento de um projeto em alguma área da Engenharia Civil.

O trabalho é desenvolvido em três etapas. Na primeira delas o aluno prepara, juntamente com seu orientador, uma proposta de monografia, a qual deve conter, no mínimo, introdução, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma e bibliografia básica. Essa proposta é apresentada a uma banca examinadora composta por três professores que, após análise, emite parecer quanto a sua viabilidade e mérito, desaconselhando-a ou aprovando-a com ou sem ressalvas.

A segunda etapa consiste no desenvolvimento do trabalho em si, seguindo o que foi apresentado na proposta de monografia e aprovado pela banca examinadora.

A terceira e última etapa do TCC ocorre no final do curso, quando a monografia é defendida pelo aluno perante banca examinadora composta pelo orientador e outros dois componentes que tenham conhecimentos e atuação em áreas afins, podendo ser professores da UFAL ou de outras IES, bem como profissionais que atuam no setor.

A natureza dos TCCs depende do setor de estudos onde ele está sendo proposto e do tipo de formação ou aperfeiçoamento buscado pelo aluno. Normalmente, são aceitos três tipos de trabalhos, que são:

  •  Elaboração de uma monografia abordando algum problema de Engenharia Civil

Consiste no desenvolvimento de um estudo sobre algum problema de Engenharia Civil, podendo ser desenvolvido nas diversas áreas do curso e apresentar as mais diversas características. O trabalho em si pode apresentar um caráter mais teórico, de forma a ser desenvolvido apenas por meio de pesquisa bibliográfica, ou pode envolver algum trabalho de campo ou mesmo alguma investigação experimental, numérica ou numérico-experimental.

  •  Desenvolvimento de projetos em alguma área da Engenharia Civil

Consiste no desenvolvimento de projetos de engenharia, tais como o projeto da estrutura de edifícios, de estradas, de redes de abastecimento de água e de saneamento básico, entre outros.

O trabalho em si é uma simulação rigorosa de uma situação real de projeto, cujo objetivo é permitir ao aluno demonstrar seus conhecimentos e habilidades profissionais em uma situação hipotética, mas que se assemelha às situações reais vividas pelos profissionais da área.

Nesse tipo de trabalho pede-se que os alunos apresentem duas espécies de documentos à comissão examinadora, que são:

  1.  As pranchas, ou desenhos de projeto, os quais devem conter todas as informações necessárias à construção da obra, mesmo que ela nunca venha a ser executada;
  2.  O memorial de cálculo detalhado, que é o documento no qual o profissional apresenta e descreve os passos seguidos na elaboração do projeto e as hipóteses admitidas no cálculo
  • Produção de ferramentas computacionais para resolução de problemas de Engenharia Civil

Consiste na elaboração de programas computacionais ou de planilhas eletrônicas para auxiliar no desenvolvimento de projetos ou para resolução de algum problema específico, envolvendo freqüentemente a automatização dos numerosos cálculos que costumam caracterizar muitos problemas de engenharia.

A monografia deverá conter a descrição do fenômeno estudado, tanto do ponto de vista físico quanto matemático, bem como a listagem e a descrição da ferramenta computacional desenvolvida, a qual deve ser complementada com exemplos de aplicação que demonstrem que ela fornece resultados consistentes e coerentes.

ALGUNS TCCs DEFENDIDOS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFAL

DANTAS, D. A. C. (2008). Análise não linear de pilares de concreto encamisados. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil). Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL.

FREITAS, L. L. (2007). Avaliação via elementos finitos tridimensionais da distribuição dos esforços nos parafusos de ligações viga-pilar com dupla tala de alma. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil). Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL.

ESCARPINI FILHO, R. S. (2007). Análise de ligações parafusadas sob cisalhamento centro em estruturas de aço via elementos finitos tridimensionais e elementos de contato. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil). Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL.

GRANJA, A. S. (2008). Elaboração de uma proposta para gerenciamento de obras de construção civil da Universidade Federal de Alagoas. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil). Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL.

PONTES, P. R. M. (2008). Análise chuvas intensas na cidade de Maceió. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil). Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL.